Blindagem de carro: saiba os principais detalhes

Carro blindado


Os assaltos e sequestros relâmpagos vem acontecendo numa velocidade alarmante e parece que piora a cada dia, por isso, a blindagem de carro, é um dos setores que mais tem crescido, é o tipo de investimento que muita gente faz questão de empregar bem seu dinheiro, claro que esse serviço na maioria das vezes é o preço de outro carro!

O valor da blindagem de um carro é conforme a marca e modelo do veículo, isso significa que quanto mais caro, maior será o valor para blindá-lo, mesmo assim, o preço é de acordo com o tipo de blindagem escolhida, ou seja, blindar o carro contra os tiros vindos de revólver.22 ou.38, é um dos valores mais baixos, e quanto maior a proteção na blindagem do carro, o preço eleva também!

Como a blindagem de carro tem evoluído muito, matérias-primas como o aço, vem sendo substituído pelos polímeros, um material mais resistente e leve, composto por cadeias sequenciais de macromoléculas, assim como vidros até 20% mais leves que os blindados convencionais, produzido com resina entre as lâminas, essa modernidade, pode significar uma diminuição no peso final na blindagem de carro em até 30 %,isso, que resultaria em economia de combustível!

Entre os diversos tipos de blindagem de carro, uma das mais solicitadas é a blindagem de nível IIIA, que está disponível para uso civil no Brasil, e pode aguentar disparos de armas como a Magnum 357, 9mm (pistolas e submetralhadoras), espingardas calibre 12 e Magnum.44, conforme mostrado na tabela no final.

Afinal, andar protegido dentro de seu veículo é o mínimo que todo cidadão gostaria, só que a blindagem de carro não é para qualquer bolso, já que o valor inicial é a partir de R$ 21.950 para veículos como Agile, Vectra, e Honda Civic.

A blindagem para esses carros acrescem uns 90 quilos a mais no veículo, forçando mais o motor e consequentemente gastando mais combustível, mesmo assim, consegue suportar apenas os tiros de revólveres de calibre 22 e 38.

Embora existam blindagens mais eficientes, não é todo tipo de blindagem que está a disposição para ser instalado em veículos civis, como a blindagem de carro nível III, é de uso restrito que requer autorização do Exército, e suporta disparos de metralhadoras M60, com munição calibre.30, assim, como a nível IV, uso exclusivo das Forças Armadas e chefes de Estado no País.

Tabela para blindagem de carros

Uso permitido:
  • Nível I protege contra os tiros de um revólver .22/ .38
  • Nível II-a Pistola 9mm/ Revólver.357 Magnum
  • Nível II Pistola 9mm/ Revólver.357 Magnum
  • Nível III-A Submetralhadora 9mm/ Revólver.44
Uso restrito
  • Nível III Fuzil FAL
Uso proibido
  • Nível IV M60
Fonte: http://qcveiculos.com.br/
First